Projeto Cantando Literatura

O Projeto “Cantando Literatura” é uma realização do Colégio Professor Fernando Moreira Caldas, a partir de trabalhos desenvolvidos nas aulas de Língua, Literatura e Redação, procurando integrar as mais diversas disciplinas.


Objetivos

a) Explorar de forma interessante a leitura de clássicos da literatura brasileira.
b) Estimular a criatividade, auxiliando na produção de textos diversos.
c) Promover a integração escola-comunidade.



terça-feira, 26 de outubro de 2010

X CANTANDO LITERATURA


Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua.

Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba por todo o Brasil. Seus livros foram traduzidos em 55 países,
em 49 idiomas.
Em 1994, sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões, o Nobel da língua portuguesa.


“Um nome para o que eu sou, importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser.
O que eu gostaria de ser era uma lutadora.
Quero dizer, uma pessoa que luta pelo bem dos outros. Isso desde pequena eu quis. Por que foi o destino me levando a escrever o que já escrevi, em vez de também desenvolver em mim a qualidade de lutadora que eu tinha? Em pequena, minha família por brincadeira chamava-me de ‘a protetora dos animais’. Porque bastava acusarem uma pessoa para eu imediatamente defendê-la. [...] No entanto, o que terminei sendo, e tão cedo? Terminei sendo uma pessoa que procura o que profundamente se sente e usa a palavra que o exprima.
É pouco, é muito pouco.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

VIII Cantando Literatura - 2008

Durante o segundo bimestre, as turmas de 1º, 2º e 3º anos leram, respectivamente, O Alienista de Machado de Assis, O Mulato de Aluisio Azevedo e A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água de Jorge Amado e receberam a tarefa de relatar os conteúdos básicos através de versões musicais.
Divididos em grupos, apresentaram-se em sala, quando cada turma escolheu seus representantes para este concurso. Desde então, os grupos concorrentes vêm recebendo o apoio necessário para a apresentação.



Apresentações brilhantes, retorno de campeões e homenagens marcam ...

... a edição de comemoração dos 40 anos do Caldas.
Não faltou emoção ao VIII Cantando Literatura, espetáculo apresentado no auditório do Caldas na noite de sexta-feira, dia 17/10. O evento é parte de um projeto que tem como um dos objetivos principais aproximar alunos do Ensino Médio dos clássicos da Literatura Brasileira.