Projeto Cantando Literatura

O Projeto “Cantando Literatura” é uma realização do Colégio Professor Fernando Moreira Caldas, a partir de trabalhos desenvolvidos nas aulas de Língua, Literatura e Redação, procurando integrar as mais diversas disciplinas.


Objetivos

a) Explorar de forma interessante a leitura de clássicos da literatura brasileira.
b) Estimular a criatividade, auxiliando na produção de textos diversos.
c) Promover a integração escola-comunidade.



domingo, 13 de setembro de 2009

Integração total

Ronaldo, professor de Literatura, sintetizou ao público o maravilhoso conto de Machado e Lívia Chagas e Danilo Jeovani inauguraram as brilhantes canções da noite, com Te ajudar, seguida de Entre loucos, de Jade e Evelyn, e de Alienado mental, com Renan Monteiro, Lívia Chagas e Samanta Tibúrcio, com participações especiais de Ana Carolina Souza e Pâmela Belas. A irreverência marcante da 1.ª série teve seu ápice com o Funk do Alienista, letra de Thamires Nascimento, apresentado por ela, por Karolyna Prá e pelos dançarinos Patrick, Lucas Gabriel, Rodney Alves e Douglas Conde.
Além da vida, com Taíres Tavares e Giséli Barbosa, Por dentro de mim, com Ana Carolina Terto e Camila Mendonça e Meu mulato, com Bernardo Nonno, João Lucas Peroca, Gabriel Berceruelo e Fhelipe Amorim contaram O Mulato, com muita graça e competência.
O livro A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água, de Jorge Amado, foi contado por Giséli Barbosa e Lorrayne, com a música Quincas Berro D’água eu virei, Fabiana Caetano, com Eu gosto tanto de beber, e Lucas Gabriel e Rodney Alves, com Embebeda. Thaís Antunes, Lorena Costa e banda apresentaram a belíssima convidada O beberrão.
E a festa não acabou: depois dos curtas também baseados nos clássicos da nossa literatura, trabalho desenvolvido pelo professor Anderson nas aulas de Redação para a II Mostra de Curtas do Ensino Médio, iniciaram-se as apresentações campeãs de edições anteriores. Taíres Tavares e Lucas Paulo apresentaram Depois da volta, bela campeã de 2007, contando A Morenimha, de José de Alencar; Ederson Macedo e Bianca Louzada, campeões de 2002 e componentes do júri do Cantando 2008, também abrilhantaram o evento com Se eu conseguir, criada com base em Os Ratos, de Dionélio Machado; seguidos de Cláudia Januário e a Cachacinha, divertidíssima canção entre as campeãs de 2001, fundamentada em A Morte e a Morte de Quincas Berro D’água. Fechando o grupo das convidadas especiais, Ederson e Flávia Cardoso cantaram Vivo por ela, a grande campeã do I Cantando Literatura.
Momento de mais surpresas no Cantando: os ex-alunos, alguns já pais de alunos no Caldas, outros prestes a casar, outros nem tanto, deram seus depoimentos emocionados pela volta ao mesmo palco de sete anos atrás e de como faz bem lembrar da convivência numa escola que é a extensão da família. E que satisfação de vermos tanto apego ao Caldas, tanto carinho por professores, funcionários, coordenação, direção... E nós é que temos que agradecer a eles, que contribuíram e contribuem decisivamente para a nossa história.
E, por falar nisso, a grande festa em que se tornou o VIII Cantando Literatura, edição especialíssima dos 40 anos, não poderia deixar de homenagear pessoas imprescindíveis ao projeto: Lucas Paulo cantando Emoções para Dona Lúcia Caldas, representando todos os funcionários e a memória do fundador da escola, o Professor Fernando Moreira Caldas, educador que acreditou no sonho de uma educação alicerçada na formação integral e na preparação para a vida; Marcelo Lessa e Elvira interpretando Imagine para Lúcia Fernanda Ferreira Caldas, 25 anos à frente do desafio de tornar possível o sonho de seu pai – a quem agradecemos em especial pela coragem de acreditar no Projeto do Cantando, em 2001.
Rafael Lessa cantou Como uma onda para a guerreira incansável, Valéria Monteiro, sem a qual certamente não conseguiríamos transformar o sonho do Cantando no que ele representa hoje. E vinha mais emoção: os alunos da 3.ª série prepararam uma grande surpresa para os professores, fazendo um empolgante agradecimento e cantando, todos juntos, Ao mestre, com carinho, homenageando Helio Sant’Anna em nome de todos os mestres que influenciaram a sua formação, desde a Educação Infantil. Não escaparam de dividir a grande emoção Vanessa Lopes, Luciane Alves, a coordenadora do Ensino Fundamental I, Luciene Aparecida, o coordenador do Fundamental II, Anderson, Thádia, Gabriela, Luciane Saraiva, Neila Antunes, Vânia, Delsamar, Ana Jaqueline, Sérgio, Alfredo, Ricardo Adriano e Ronaldo. Foi algo impressionante, que culminou na justíssima homenagem a Marcelo Lessa, parceiro no Cantando Literatura desde que era apenas um sonho: o coral dos alunos juntou-se aos professores no palco, cantando Pais e filhos.
E, finalmente, Valéria Monteiro e Helio Sant’Anna anunciaram os grandes campeões da noite: Meu mulato, música cantada por Bernardo, João Lucas, Gabriel e Fhelipe, recebendo os troféus de melhor letra, melhor caracterização e de vice-campeã geral, e Eu gosto tanto de beber, apresentada por Fabiana Caetano, premiada em interpretação e campeã geral. Certamente, um Cantando inesquecível, digno das 350 pessoas que formaram o grande e atencioso público!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

VIII Cantando Literatura - 2008

Durante o segundo bimestre, as turmas de 1º, 2º e 3º anos leram, respectivamente, O Alienista de Machado de Assis, O Mulato de Aluisio Azevedo e A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água de Jorge Amado e receberam a tarefa de relatar os conteúdos básicos através de versões musicais.
Divididos em grupos, apresentaram-se em sala, quando cada turma escolheu seus representantes para este concurso. Desde então, os grupos concorrentes vêm recebendo o apoio necessário para a apresentação.



Apresentações brilhantes, retorno de campeões e homenagens marcam ...

... a edição de comemoração dos 40 anos do Caldas.
Não faltou emoção ao VIII Cantando Literatura, espetáculo apresentado no auditório do Caldas na noite de sexta-feira, dia 17/10. O evento é parte de um projeto que tem como um dos objetivos principais aproximar alunos do Ensino Médio dos clássicos da Literatura Brasileira.